domingo, 29 de março de 2015

Trabalho Final - Debatendo Teses

1 – Introdução


O presente trabalho “Analisando Teses”, tem por finalidade descrever sobre algumas teorias da aprendizagem relativas ao desenvolvimento cognitivo dos indivíduos inseridos dentro do contexto educacional. Nesse sentido, é abordado alguns pontos de teóricos renomados como Jean Piaget e Paulo Freire de forma a argumentar sobre a necessidade de interação, motivação e adequação do meio em que cada aluno se encontra para que assim, possam desenvolver habilidades e experiências próprias que os levam a construção do conhecimento.


2- Analisando Teses


2.1 – Tese 1 "Os educadores devem criar situações que favoreçam os alunos a encontrar sentido para aquilo que eles estão aprendendo, ou seja, primeiro devem expor o conteúdo e em seguida propor um exercício de fixação, para quando tiverem certeza de que seus alunos foram capazes de assimilar o conteúdo, possam criar situações-problemas nas quais os estudantes apliquem o que foi ensinado de forma prática".


O educador é mediador e facilitador na transmissão da informação que possibilita o aluno a adquiri-las de forma a levá-los a construir o conhecimento.
Segundo Ausubel (1988), é indispensável para que haja uma aprendizagem significativa que os alunos se predisponham a aprender significativamente. Vem daí a necessidade de “despertarmos a sede”.
É de suma importância que o educador este que tem o potencial de utilizar em sua prática pedagógica atividades e estratégia dinamizadas que desperte no aluno o senso critico e que o mesmo possa ter autonomia na busca do conhecimento e ser resiliente mediante as situações diversas nomeio social que esta inserido.
Aprender significa adquirir o conhecimento de instruir-se, tornar-se capaz”. Não basta passar inúmeros conteúdos sem saber planejá-los, é preciso ter a sensibilidade de saber trabalhar os conteúdos de maneira que venha despertar o prazer de aprender, assim ambos poderão obter resultados significativos no que tange ensinar e aprender.
Quando se fala em ensinar e aprender nos remete as várias dimensões e maneiras de levar os alunos ir a busca do conhecimento. Portanto o processo de ensino aprendizagem acontece a partir da parceria entre docente / discente onde ambas as partes constroem e descobrem saberes e experiências juntos, resultando assim o ensinar e aprender coletivo.


2.2 – Tese 2 Motivação pode ajudar a iniciar o aprendizado, mas é a disciplina que permite que se mantenha o foco, pois a motivação pode oscilar de acordo com o 'estado' de humor ou o conteúdo a ser estudado, por exemplo. Assim, o professor deve ensinar o aluno a assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem”.
Um conceito de aprendizagem é a mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada. Na verdade a motivação tem um papel fundamental na aprendizagem. Ninguém aprende se não estiver motivado, se não desejar aprender.

A disciplina também possui papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem, pois é ela quem vai garantir a aprendizagem, quando as oscilações de humor do sujeito estiverem em mutação. Neste momento o professor será o protagonista influenciando e mostrando por observância ao aprendiz as características e importâncias da aprendizagem para o ser humano. Onde cada um deve ser responsável por seus atos, a sociedade está cada vez mais modificada, tecnificada necessitando de cidadãos capacitados. Conseguir que os alunos se sintam motivados para aprender é o primeiro passo para a prevenção da indisciplina, e um grande desafio para o professor e a escola.
Para Piaget, a motivação:


"É a procura por respostas quando a pessoa está diante de uma situação que ainda não consegue resolver. A aprendizagem ocorre na relação entre o que ela sabe e o que o meio físico e social oferece. Sem desafios, não há por que buscar soluções. Por outro lado, se a questão for distante do que se sabe, não são possíveis novas sínteses."


O processo escolar requer que se desenvolvam simultaneamente dois traços:
disciplina e motivação. Parte do que se aprende na escola é disciplina de trabalho, isto é, o hábito de fazer o que precisa ser feito - apesar de faltar vontade, sobrar desconforto e haver a atração de coisas mais interessantes. Por outro lado, se o professor conseguir desenvolver em sala de aula atividades adequadas que promovam a motivação do aluno, terá menos problemas de indisciplina, pois aluno motivado dirige sua atenção e suas ações para a execução da atividade e consequentemente sobra menos tempo para se envolver em atos que comprometam o desenvolvimento do trabalho e gerem indisciplina. Tarefa complexa para o professor, que precisa ser capaz de perceber as dificuldades e necessidades dos alunos, além de constantemente refletir sobre a sua prática pedagógica e planejar atividades desafiadoras e motivadoras.
A escola deve ser um espaço que motive e não somente que se preocupe em transmitir conteúdos. Para que isso ocorra, o professor precisa propor atividades que os alunos tenham condições de realizar e que despertem a curiosidade deles e os faça avançar. É necessário levá-los a enfrentar desafios, a fazer perguntas e procurar respostas.


2.3 – Tese 3 Para ensinar precisamos ter em mente que o homem é produto do meio; o meio transforma o aluno, prepara o aluno para o mundo, pois o conhecimento é o resultado direto da experiência”.


De acordo, com os argumentos utilizados no decorrer do texto, percebe-se uma necessidade no campo educacional de tornar os conteúdos mais significativos para os alunos, levando em consideração os conhecimentos que cada indivíduo traz em sua bagagem social, histórica e cultural, pois partindo desse pressuposto a educação fará mais sentido para todos que estão inserido nela.
O meio em que o aluno vive, é a chave para a construção de identidades e para o surgimento de experiências que futuramente possam resultar na construção de um conhecimento que não esteja limitado a uma visão fragmentada de mundo, mas sim tendo capacidade para analisar e refletir sobre tudo o que o cerca se tornando seres críticos e pensantes.
Assim, pode-se dizer que o conhecimento é construído devido as interações existentes entre o meio (cultural, social e histórico) e cada indivíduo envolvido no processo de ensino e aprendizagem, sendo o professor apenas um norteador para a descoberta de novos conceitos onde os alunos se reconhecem como "parte" do meio onde estão inseridos, ao mesmo tempo que adquirem novos saberes.
Portanto, a educação tem como objetivo criar pessoas capazes de fazer coisas novas e formar mentes críticas, fazendo com que os alunos sejam discípulos ativos que aprendam as coisas por si só, e através de suas próprias experiências, dando significação aos conteúdos estudados. Por isso que Jean Piaget nos leva a refletir sobre a responsabilidade de se elaborar materiais que influenciarão diretamente na aprendizagem do aluno, pois é nesse sentido que a prática de pesquisa se torna um ponto primordial para o enriquecimento da prática pedagógica dos professores onde possam despertar nos alunos uma consciência crítica, analítica e reflexiva e que sejam capazes de transformar suas experiências em novos conhecimentos.
Já Paulo Freire lembra que:

"Reflexão e educação são termos que suscitam o sentido de transformação, pois são características de indivíduos capazes de pensar. Pensar é existir, é ser gente, é viver num mundo real, é ter uma relação com esse mundo e interagir com ele. Essa relação homem-realidade, homem-mundo, ... implica a transformação do mundo..." (FREIRE, 1979, p. 17).


3- Conclusão


Portanto, pode-se concluir diante das teses analisadas que os educadores são os agentes principais na transmissão do conhecimento, para isso devem estar atentos na utilização das ferramentas que farão o aluno despertar, interessar, compreender, aplicar, buscar mais e principalmente gostar da escola e das aulas que são aplicadas.
Para isso a aprendizagem precisa ser significativa, inserida no cotidiano do aluno, em sua realidade de vida. Para despertar o interesse do aluno nas aulas é de grande ou de extrema importância a motivação. O Educador deve saber dosar a motivação e a disciplina. A motivação trará maior interesse, a disciplina ensinará a persistência e a resiliência fazendo com que o aluno não desanime ou desista nos primeiros obstáculos. Com as Atividades motivadoras e desafiadoras o educador precisa capturar no aluno a sede do saber que existe em cada um de nós. O aluno precisa ter perguntas, curiosidades, aspirações e o educador precisa saber explorar isso.
O conjunto de interações do meio cultural, social, histórico e também familiar inseridas no contexto escolar farão o aluno construir suas próprias experiências, seus próprios conteúdos individuais. Sendo assim é necessário que o educador estimule a visão crítica, reflexiva que leva a transformação, evolução de novos conhecimentos. Na sociedade atual, o educador encontrará muitos desafios mas precisa lutar sempre para ser agente transformador e com isso transmitir essa transformação que precisamos ver na educação e no mundo.


4- Referências Bibliográficas


ECCHELI, Simone Deperon. A motivação como prevenção da indisciplina. Publicado em Educação em Revista, nº 32, Curitiba, 2008. ISSN 0104-4060. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602008000200014. Acesso em 17 de mar de 2015.


FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
http://www.webartigos.com/artigos/o-professor-reflexivo-e-sua-mediacao-na-pratica-pedagogica-formando-sujeitos-criticos/36723. acesso em 17/03/15, 21:03.


SANTOS, Julio Cesar Furtado dos. O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa. Publicado em: 09.07.2008.Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/aprendizagemsig/index.php?pagina=1-9 . Acesso 12 de março de 2015.


SALLA, Fernanda. Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem. Publicado em Nova Escola, Edição 253, junho/julho 2012. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/neurociencia-como-ela-ajuda-entender-aprendizagem-691867.shtml?page=2 . Acesso em 17 de mar de 2015.







Debatendo Teses - Apresentação


Vídeo com apresentação da conclusão do Trabalho Final das Disciplinas de Teorias de Aprendizagem e a Docência no Contexto Digital do curso de Pós Graduação - Informática na Educação - IFES.